domingo, 12 de fevereiro de 2012

Da dita crise e da precariedade

Tenho opiniões bastante controversas relativamente à crise, mas doeu-me na alma passear no Porto. Sem abrigo, arrumadores e pedintes sempre houve, mas o aumento (mesmo de Setembro para agora) é palpável. E é notória a diferença dessas pessoas também (sim, que todos nós conseguimos distinguir quem pede para drogas ou para comer). Há neles uma dignidade no olhar que só tem quem levou demasiados pontapés na e da vida e não sabe o que mais fazer para sobreviver. Dei sempre, tanto na tentativa de ajudar como de apaziguar o meu peso na consciência, mas de quando a quando lembro-me daqueles olhares esperançosos de dias melhores e sinto de novo um nó gigante na garganta.

2 comentários:

Julio Afonso disse...

Sei como te sentes.
Eu vejo isso tambem aqui em Manchester, onde a dias fiquei surpreendido.
Estava a passar en frente a Bus Station em Piccadilly e vi um tipo sentado a pedir, pus umas moedas no copo e qual a surpresa, a 6 ou 7 anos trabalhamos para a mesma agencia, o que sera que se passou com ele, sei que na altura nao bebia, e nem anda nas drogas.

- Amiga, segue-me.
http://nomadainternacional.blogspot.com/

redordead disse...

pois é amigo, que sabemos nós das voltas que a vida dá.